AMADORA EDUCA

Decorreu no Parque da Ilha Mágica do Lido mais uma edição do Amadora Educa, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, que reúne todas as escolas e alunos da Amadora.

Destinado à comunidade educativa dentro e fora do município, bem como à comunidade em geral, o AmadoraEduca é realizado no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos e pretende promover a troca de experiências, a partilha de conhecimentos e saberes, com o objetivo de se estabelecerem redes de comunicação e de trabalho integrado entre as várias escolas da rede pública do Município dos diferentes graus de ensino.

PASSEIO FINAL DE ANO AO JAMOR

No dia 2 de junho, as turmas do 6º2 e 6º6 celebraram em conjunto o final de mais um ciclo escolar. Sob a responsabilidade das professoras Ana Salavessa e Fabíola Landeiro, acompanhadas também pelos professores Graça Renda e Paulo Vicente, realizou-se este passeio ao “Adventure Park” no Jamor, onde os alunos praticaram arborismo (andaram a catorze metros de altura, já imaginaste?! e onde tiveram ainda tempo para jogar mini-golfe, dar uns pontapés na bola e acima de tudo conviver muito e aproveitar estes últimos momentos com os seus amigos e colegas de turma.

Porque a escola vai muito além da sala de aula! Porque é importante saber brincar! E agora, boas férias a todos e venha daí o 3º ciclo!!! FOTOS

VISITA DE ESTUDO À QUINTA PEDAGÓGICA

As turmas do 6.º 1 e do 6.º 5 foram à Quinta Pedagógica dos Olivais numa Visita de Estudo, no passado dia 24 de maio.

Toda a Visita decorreu muito bem e os alunos divertiram-se imenso.

VISITA À KIDZANIA

No âmbito das atividades previstas no projeto INOV DInova a tua escola, inova Portugal!, 160 alunos da nossa escola  deslocaram-se no dia 25 de Maio, das 10.00h às 15.00h à KIDZANIA, onde desenvolveram atividades que simulam a vida real.  Estas atividades decorreram de forma lúdica e interativa contribuindo para a aquisição de aptidões para a vida ativa, facilitando a compreensão do mundo dos adultos.

Com esta experiência pretendemos estimular/desenvolver as seguintes áreas.

• Comunicação oral e escrita.
  • Raciocínio lógico e resolução de problemas.
  • Criatividade e expressão artística.
  • Estudo do meio e conhecimento do mundo do trabalho.
  • Atividade física e desportiva.

Esperamos promover nos alunos atitudes e competências, correlacionadas com:

• Consciência ecológica e desenvolvimento sustentável.
  • Educação para a cidadania e responsabilidade social.
  • Curiosidade intelectual e autonomia.
  • Espírito cooperativo e auto-estima.
  • Educação rodoviária e prevenção de incêndios.

A seleção dos alunos atendeu aos seguintes critérios.

1.    Melhor desempenho escolar e bom comportamento.

2.    Subida notável dos níveis.

3.    Redução do número de negativas e melhoria do comportamento.

Visita de estudo ao Eco-Espaço

O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente.

São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas com a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

No dia 8 de março de 2016 a turma do 6.º 5 participou na atividade "Consumo Sustentável - Ambiente Mais Saudável", promovida pelo Eco-Espaço (localizado no Parque Central da Amadora). Esta atividade teve como principal objetivo compreender as principais práticas de consumo sustentável que podem ser adotadas em nosso dia a dia. FOTOS

Visita de estudo à Assembleia de República

O Parlamento de Portugal é constituído por uma única Câmara, designada Assembleia da República. Sendo um dos órgãos de soberania consagrados na Constituição, para além do Presidente da República, do Governo e dos Tribunais, é, nos termos da lei fundamental, “a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses”.

Durante a visita de estudo à Assembleia da República, os alunos percorreram as várias divisões e conseguiram perceber como é a sua organização e funcionamento, as suas competências, estatutos e eleições, apontamentos históricos, os seus deputados, etc.

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO CIÊNCIA VIVA DO LOUSAL

Entre nuvens bem cinzentas e ameaças de chuva eminente, os alunos das turmas A e E do oitavo ano da EB2,3 D. Francisco Manuel de Melo, partiram rumo ao ao Alentejo, no dia 15 de Abril, para realizarem uma visita de estudo ao Centro Ciência Viva do Lousal.  CONTINUA

Visita de estudo à fábrica da Coca-Cola

No dia 12 de maio, no âmbito da disciplina de Física e Química, algumas turmas de 7º e 8º anos da nossa escola tiveram oportunidade de conhecer a fábrica da prestigiada marca de refrigerantes, Coca-Cola.

Realizou-se no Parque da Ilha Mágica do Lido o Amadora Educa 2015, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, destinada à comunidade educativa dentro e fora do município, bem como à comunidade em geral.

Os alunos da nossa escola participaram com várias canções ensaiadas nas aulas de Educação Musical com as professoras Eugénia Novais e Lúcia Cabaço.

Houve ainda lugar para a Mostra de Projetos Pedagógicos, onde estiveram representados os projetos que as escolas da rede pública dos vários graus de ensino do Município da Amadora desenvolveram ao longo do presente ano letivo.  VER FOTOS

Amadora Educa

TV Amadora

Projeto "nariz vermelho" Jardim de Infância da Venteira

Resultados do concurso canguru matemático sem fronteiras

2º ciclo          3º ciclo

O Clube Desportivo do Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, foi um dos apurados para representar Portugal e a Amadora na 15ª Gymnaestrada Mundial em Helsínquia – Finlândia, com o bloco “Retratos de nós / Portraits of us”.

Clica no link seguinte:

Dados adicionais