A equipa de autoavaliação tem como objectivo melhorar a qualidade do seu serviço enquanto
instituição educativa, identificando áreas de intervenção, através de uma análise abrangente e sistemática de atividades e de resultados.

 

Equipa de Autoavaliação

Coordenadora da Equipa de Autoavaliação – Ana Tavares

Representante da Direção – Suzel Catarina dos Santos Vieira

Representantes do Pessoal Docente (PD)

Paula Silva (3º ciclo)

Ana Maria Pinto (2º ciclo)

Ana Paula Damião (1º ciclo)

Paula Santos (educação pré-escolar)

Representantes do Pessoal Não Docente (PND)

Isabel Castelão (assistente técnica

Paula Marcelino (assistente operacional)

Elisabete Baptista (psicóloga escolar)

Representante dos Alunos – Marta Cardoso

Representante dos Pais/Enc. de Educação

A aplicação da autoavaliação em si, não proporciona a melhoria das práticas formativas, no entanto, ela é facilitadora dessa melhoria, permitindo identificar áreas de intervenção, através de uma análise abrangente e sistemática de atividades e de resultados.

Durante o ano letivo transato o Agrupamento de Escolas D. Francisco Manuel de Melo iniciou a implementação deste processo de autoavaliação. Os resultados finais da primeira fase de implementação foram apresentados à Comunidade Escolar em janeiro de 2013 pela equipa de autoavaliação que coordena este processo.

O trabalho que esta equipa desenvolveu (questionários aplicados ao Pessoal Docente, ao Pessoal Não Docente, aos Alunos e aos Pais/Encarregados de Educação e o preenchimento de grelhas de autoavaliação) e que está compilado no documento que a seguir se apresenta APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA, permitiu fazer um diagnóstico fundamentado, identificando pontos fortes que se referem aos aspetos que o Agrupamento já desempenha com qualidade e sobre os quais a satisfação da comunidade escolar é bastante positiva e oportunidades de melhoria, os aspetos em que o Agrupamento ainda não conseguiu alcançar o nível necessário à obtenção de uma maior satisfação por parte dessa mesma comunidade, possibilitando a adoção de estratégias de melhoria na planificação futura e que irá ser implementada numa segunda fase.

Esta segunda fase já será alargada à Escola Secundária Seomara da Costa Primo, com quem estaremos agregados já no início do próximo ano letivo.

A equipa de autoavaliação agradece a todos quantos colaboraram neste processo e se empenharam para que o mesmo se tornasse viável.

 

 

Dados adicionais