VISITA DE ESTUDO AO MUSEU DA ELETRICIDADE

No âmbito do programa de Físico-Química os alunos de 9º ano da escola Francisco Manuel de Melo tiveram oportunidade de visitar o Museu de Eletricidade, antiga Central Tejo e primeira Central termoelétrica do país.
A visita de estudo foi dinamizada pela equipa do eco-espaço da Amadora
Na sequência dessa visita os alunos elaboraram reportagens fotográficas, sobre o funcionamento deste tipo de centrais.
Aqui fica um desses vídeos da autoria de um grupo de alunos da turma C. VÌDEO 

ECO-ESPAÇO DE VOLTA À NOSSA ESCOLA 

Atividade Energia Renovável- Desenvolvimento Sustentável- 2ªParte

Na sequência da visita de estudo realizada, pelas turmas de 9º ano, ao Museu da Eletricidade, a equipa do Eco-espaço da Amadora veio à escola para sensibilizar os alunos para o uso racional da energia. (CONTINUA)

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO CIÊNCIA VIVA DO LOUSAL

Apesar do mau tempo anunciado para o dia 15 de Abril, os alunos das turmas A, B e D do oitavo ano da EB2,3 D. Francisco Manuel de Melo, partiram rumo ao Alentejo, para realizarem uma visita de estudo ao Centro Ciência Viva do Lousal. (CONTINUA)


PROJETO “CIDADES SUSTENTÁVEIS”

Ao longo do corrente ano letivo, os alunos envolvidos no Projeto Cidades Sustentáveis - Ciência Viva, realizaram uma investigação sobre os impactes da fraude da Volkswagon na qualidade do ar. (CONTINUA)


 

OLIMPÍADAS DE FÍSICA

Prova de seleção de alunos a nível de escola

Data: 24 fevereiro 2016 às 14h 30

Local: sala 21 

Duração: 1h 30 min

A escola EB 2,3 D. Francisco Manuel de Melo irá participar, pela primeira vez, nas Olimpíadas de Física 2016, escalão A, destinadas a alunos de 9º ano.

A prova de seleção dos três alunos representantes da escola irá decorrer amanhã, dia 24 de Fevereiro e contará com a participação dos alunos:

- Carolina Fonte, da turma A, Daniel Delgado da turma D,

- Beatriz CanaverdeNuno Baptista e Tatiana Sousa da turma E.

Votos de Boa Sorte aos alunos participantes que aceitaram este desafio.

Profª Célia Miranda


 Descobertas Pan Starrs 2014  

Pesquisa de Asteróides   


 

Pan- STARRS Asteroid Search Campaign

Cerimónia de entrega dos diplomas

Ao longo do ano letivo foi referida a participação entusiástica dos alunos das turmas B, C e D do 8º ano, da Escola Francisco Manuel de Melo nas Campanhas Caça Asteroides.

Esta aventura que durou dois meses, terminou com a entrega dos respetivos diplomas aos professores e alunos participantes, durante a Festa das Estrelas 2015 CONTINUA


Projeto Cidades Sustentáveis - Aprender fazendo!

      Ao longo do ano letivo fomos noticiando sobre o trabalho realizado pelos alunos do 8ºE, Beatriz Canaverde, Camila Santos, Inês Machado, Luís Chen, Marcelina Pedro,  Matilde Valente,  Nuno Batista e Tatiana Sousa, que participaram com dedicação e empenho nas tarefas necessárias para levar a cabo o Projeto Cidades Sustentáveis (Ciência Viva), representando a escola com dignidade em diversos eventos relacionados com o desenrolar do referido Projeto. (continua)

 Encontro MARCH - Cidades Sustentáveis 

No passado dia 6 de Março foi apresentado no Encontro MARCH - Cidades Sustentáveis o trabalho de investigação realizado pelos alunos, da turma E do oitavo ano, Beatriz Canaverde, Camila Santos, Inês Machado, Luís Chen, Marcelina Pedro, Matilde Valente, Nuno Batista e Tatiana Sousa. A investigação em curso pretende perceber o impacte que a IC19 tem na qualidade do ar da cidade onde vivem e estudam os alunos envolvidos - a Amadora. Pretende-se também propor algumas soluções científico-tecológicas para os problemas identificados. Os alunos que representaram a escola no Encontro MARCH apresentaram e tiveram a oportunidade de discutir o seu trabalho com colegas de outras escolas e com os investigadores presentes. Participaram também nas atividades científicas programadas e visitaram livremente as exposições do Pavilhão do Conhecimento. Todos concordaram que foi uma tarde muito bem passada!

Vídeos da sessão

Apresentação do Projeto "Cidades Sustentáveis"

  PROJETO “CIDADES SUSTENTÁVEIS” 

No passado dia 6 de Março foi apresentado no Encontro MARCH - Cidades Sustentáveis o trabalho de investigação realizado pelos alunos, da turma E do 8º ano, Beatriz Canaverde, Camila Santos, Inês Machado, Luís Chen, Marcelina Pedro, Matilde Valente, Nuno Batista e Tatiana Sousa. CONTINUA


Na sequência da sessão dinamizada na escola pela Deco, sobre Energia Fantasma  e no âmbito do Concurso "Vídeos com energia"  os alunos da turma C do 8º ano: David Seita, Henrique Cavaco, Magda Ricardo, Maria Viegas e Sofia Duarte produziram um video sobre comportamentos que reduzem o consumo de energia nas habitações.

Apelamos à votação do vídeo em: http://energiafantasma.pt/galeria-videos/?id=921

Para isso basta efetuar o registo no SITE          


 

 Pan-STARRS Asteroid Search Campaignhttp://iasc.hsutx.edu/index.html

Pesquisa de Asteroides

18 Outº a 29 Novembro 2014   

Entre as inúmeras escolas participantes nesta campanha internacional, que envolveu 5 países de 4 continentes, a Escola EB 2,3 Francisco Manuel de Melo, fez parte da equipa portuguesa NUCLIO Asteroid Search Team, constituída por apenas 6 escolas portuguesas, e distinguiu-se até à data com cinco descobertas preliminares de asteroides, pertencentes à cintura principal de asteroides, reconhecidas pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration), nos dias 28 de Outubro, 17 de Novembro e 20 de Novembro de 2014, publicadas, on-line, na página:    http://iasc.hsutx.edu/panstarrs/discover.html.

Segue a parte da listagem que diz respeito ao  NUCLIO Asteroid Search Team, onde a escola vem representada pelos alunos do 8º B Cristiana Ameixinha, do 8º C Maria Viegas e Magda Ricardo, do 8º D Daniel Delgado, Helena Santos e Miguel Paiva e pela docente Célia Miranda.

Na campanha participou também a aluna Sofia Duarte do 8º C.  

Continua


 

 DIA ABERTO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO, CAMPUS TAGUSPARK 26 Novembro

No âmbito do Projeto INOV D e INOV E, os alunos das turmas B, C, D e E do 8º ano e da turma A do 9º ano, da Escola Francisco Manuel de Melo, participaram no dia aberto do Instituto Superior Técnico, do Campus do Taguspark.

Os alunos acompanhados pelos docentes, Carla Silva, Célia Miranda, Helena Deus, Sandra Vaz e Victor Palminha tiveram oportunidade de participar em diversas atividades relacionadas com programação, robótica, drones e soldadura aplicada à construção de circuitos eletrónicos.

Foram ainda convidados a participar num desafio de Engenharia. Em baixo a foto da equipa vencedora (turma 8ºB).

Veja a reportagem em: https://www.youtube.com/watch?v=Zkb5vQoRkro

Célia Miranda 

 

Dados adicionais