No dia 22 de novembro as turmas do 6ºano participaram numa iniciativa da responsabilidade da Porto Editora denominada Literacia 3D que visa consolidar as aprendizagens e elevar conhecimentos relativos à disciplina de matemática.

Este projeto terá continuidade, para os alunos que passarem à 2ªfase".

https://www.portoeditora.pt/literacia-3d


  As Olimpíadas da matemática decorreram no dia 9 de novembro de 2016, na categoria Júnior em que todas as           turmas do 6º e 7º anos participaram.


 

Semana da Matemática 2015 / 2016

Concurso canguru matemático

Realizou-se na nossa escola, dia 17 de março, mais um concurso Canguru Matemático.

“Canguru Matemático” é um concurso anual internacional de Matemática, que teve a sua origem na Austrália e que, atualmente, se realiza em cerca de 46 países, com mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo.

O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que terá lugar no mesmo dia em todos os países participantes. Pretende-se, deste modo, estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras atividades, tais como olimpíadas.

- O concurso consiste numa única prova com questões de escolha múltipla.

- Os alunos do 2º e 3º ciclos tiveram a possibilidade de, mais uma vez, participar neste concurso    FOTOS

Campeonato matemático kahoot

No dia 14 de março os alunos do 2º ciclo da escola D, Francisco Manuel de Melo comemoraram o “Dia do Pi” com a realização de um campeonato matemático com auxilio da plataforma didática “Kahoot”.

As questões iam sendo apresentadas, os alunos iam respondendo no seu smartphone ou tablet, sempre motivados para responder corretamente e obter mais pontos. Quanto mais rápido e acertado o aluno respondesse à pergunta mais pontos recebia. Os cinco melhores eram exibidos na tabela da plataforma e os 25 melhores classificados passaram à fase final do jogo.

Este recurso didático favoreceu a construção do conhecimento numa atmosfera motivadora, criativa, divertida e de espírito competitivo. Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar os seus conhecimentos enquanto se divertiam, sentiram-se encorajados e muito expetantes à medida que as questões iam surgindo. O grande envolvimento e entusiasmo dos concorrentes gerou uma agradável experiência que deixou todos os alunos satisfeitos.

No final, os três melhores classificados foram aplaudidos e receberem as merecidas medalhas pela mão do diretor Rui Fontinha e da professora Suzel Vieira.

Os  vencedores do torneio foram os seguintes:

1º lugar (ouro) – Tomás Vidigal, 5º3;

2º lugar (prata) -  Guilherme Alves, 5º2;

3º lugar (bronze) – Sofia Vieira, 6º7.

Parabéns a todos os participantes!              LISTA DE CLASSIFICAÇÃO

FOTOS / VÌDEO 

Feira das Plantas  

Projeto "A ASAE vai à escola"                                 

Ciências - Laboratório aberto                     

Concurso Canguru Matemático sem fronteiras

            2º Ciclo     3º Ciclo       

Semana da Matemática   


Clube MATEMATRIX

No próximo mês de Fevereiro irá dar-se início ao Clube Matematrix.O clube é constituído por diversas atividades educativas, onde os alunos darão provas das suas aptidões, no âmbito da Matemática, essenciais à preparação para as mais diversas Provas de Matemática quer da própria escola, quer a nível nacional, como Campeonatos, tais como as Olimpíadas da Matemática, Canguru Matemático e SuperTmatik

O clube irá funcionar à 4a feira das 14:15 às 15:00

Vem e diverte te praticando jogos diversificados! 


A água, uma gota de conhecimento na escola

O Departamento de Ciências, no âmbito da comemoração do “Dia da Escola D. Francisco Manuel de Melo”, organizou uma exposição intitulada “A água, uma gota de conhecimento na escola”. A exposição foi uma oportunidade para sensibilizar os alunos do 1º ciclo sobre a importância  da água para os seres vivos e para o nosso planeta. (continua)


 Ação de sensibilização sobre os medicamentos


Comemoração do Dia mundial da Alimentação


Atividade de matemática Jogo do Semáforo


VENCEDORES DO CONCURSO MATEMÁTICO SEM FRONTEIRAS

Procedeu-se à entrega dos prémios aos vencedores do concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, uma iniciativa que se tem repetido nos últimos anos e que procura premiar o esforço dos alunos e de uma forma simbólica, servir de estímulo a toda a comunidade escolar para o empenhamento nos estudos e na obtenção de bons resultados.

    

Jorge Miguel Caldeira da turma 6º 6 e Diogo Guerreiro do 7º C, foram os alunos premiados pelas mãos do Presidente Rui Fontinha e Suzel Vieira, que não só os felicitou pelo excelente trabalho, como apelou ao esforço de todos para continuarem a tentar alcançar os melhores resultados escolares. FOTOS

 


Semana da matemática       Dia do PI

 


SEMANA FEIRA DAS PLANTAS 


 

Dados adicionais