Breve história

A Escola de Carenque, anteriormente assim designada, foi pertença do Concelho de Sintra, não se conhecendo com precisão a data da sua construção (escola de Plano Centenário com duas salas de aula) e o início das suas actividades.

A 11 de Setembro de 1979 é publicada a Lei que institui o município da Amadora. Em Dezembro do mesmo ano, após as primeiras eleições para o Município, a escola passa a integrar a Freguesia da Mina passando a ser designada Escola nº 5 da Mina, mas que, ao longo dos anos foi sofrendo alterações de denominação.

A actual escola é um edifício de construção recente, moderno, que começou a funcionar no ano de 1992.

No ano lectivo 1996/97, a Câmara Municipal da Amadora propôs às escolas do concelho o projecto “Amadora à descoberta de outros tempos” de forma a contribuir para uma maior ligação da escola com o meio em que se insere e adopção de um Patrono, através da identificação de elementos significativos do Património e História Local e salvaguarda de personalidades relevantes no enriquecimento da cultura portuguesa em geral, e do meio em particular.

A escola aderiu ao projecto e após um processo de consulta foi reforçada a proposta, em 2002, para atribuição do patrono Professor Doutor Manuel Heleno, aprovado em Diário da República Despacho nº 24 718/2002 (2ª série) passando a designar-se Escola Básica do 1º Ciclo Manuel Heleno.

A partir de Outubro de 1997 a escola passou a integrar uma sala de jardim-de-infância.

Dados adicionais