Breve história

A Escola Nº 1 da Venteira foi inaugurada e entrou em funcionamento em Novembro de 1961, sendo constituída por dois edifícios que albergavam, separadamente, turmas masculinas e femininas, com a designação de Escola Masculina Nº 3 da Venteira e Escola Feminina Nº 4 da Venteira.

Em 1979, após a reconversão da freguesia da Amadora em Município da Amadora, foi tentada a junção das duas escolas, o que só foi concretizado em 1989.

Situa-se no Bairro Janeiro, na freguesia da Venteira, sítio de ventos brandos e fagueiros que outrora moviam os vários moinhos existentes nas suas encostas. O sítio, hoje designado por Bairro Janeiro, deve o seu nome a um tal António José dos Santos Janeiro, que no final do século XIX veio para a Amadora e aqui se instalou com uma casa de comidas na Estrada Real, hoje Rua Elias Garcia. A casa passou a ser designada por casa de Pasto do Janeiro. O casario começou a crescer e o povo baptizou o sítio por “Bairro do Janeiro”.

O Bairro Janeiro era em 1961, em termos de bairro propriamente dito, uma das partes mais modernas da Amadora, então freguesia do Concelho de Oeiras.

O Jardim de Infância da Venteira iniciou o seu funcionamento integrado no Centro de Infância Municipal da Venteira onde, durante 10 anos, uma das salas de actividades foi gestão da rede pública.

Em Setembro de 2010 foi inaugurado o Jardim de Infância da Venteira, quatro salas de atividades integradas na EB1 da Venteira, num edifício construído de raiz sobre a antiga casa do guarda dessa escola.

Dados adicionais