Portugal Asteroid Search Campaign 

Pesquisa de Asteroides

3 Dezembro a 7 Janeiro 2014

Entre as 15 escolas participantes nesta Campanha, a Escola EB 2,3 Francisco Manuel de Melo distinguiu-se e conta com sete observações /descobertas de asteroides reconhecidas pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration) publicadas, on-line, na página do NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia).

Parabéns a todos os alunos participantes do 7ºC e do 7ºA, que aceitaram este desafio com empenho e contribuíram para o conhecimento/refinamento das orbitas dos asteroides.

Saber mais (consulte aqui os resultados online)

Exposição sobre o Sistema Solar realizada com os melhores trabalhos dos alunos de 7º ano.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Projeto Caça aos asteroides- “All Portugal Asteroid Search Campaign“ trata-se de um projeto internacional de investigação, de iniciativa do IASC, que conta com a cooperação de diversas entidades. O objetivo do projeto consiste na descoberta de asteroides e/ou determinação de pontos da trajetória de asteroides conhecidos, a partir da análise de conjuntos de imagens do céu, captadas por telescópios do Observatório (Astronomical Research Institute em Charleston-Illinois), com recurso a um software específico e inovador na Educação em Ciência, Astrometrica. O projeto em si permitiu aos participantes vivências únicas como: a análise das imagens do céu, em modo automático e manual, rececionadas na pasta da escola, a elaboração e envio de um relatório no prazo de 72h para a Universidade de Hardin Simons, Texas, bem como desenvolver competências no âmbito do aprender a fazer a Ciência. Prestigiou além fronteiras o nome da escola, alunos e docente, com as descobertas realizadas durante o período em vigor deste projeto.

 

Dados adicionais